Essa aplicação usa recursos de Scripts Ativos. Habilite os Scripts Ativos (Javascript...) no seu Browser!!

Logomarca da Dataprev

Declaração de Regularidade de Situação de Contribuinte Individual

Ajuda do Sistema - janela anexa



  1. Boletos
  2. Cadastros
  3. Consultas

Boletos



Introdução à Emissão de Boleto


Este serviço permite a emissão do boleto referente à Guia de Recolhimento da União - GRU,que certifica a regularidade no cumprimento das obrigações pelo contribuinte.


Emitindo novos Boletos


I - Código de recolhimento: selecionar o código de recolhimento correspondente à receita ou anulaçäo de despesa.


II - Alterar código de recolhimento: modificar o código de recolhimento escolhido.


III - Unidade Gestora: selecionar a unidade gestora para a qual se destina o recolhimento, conforme tabela de unidades gestoras do SIAFI.


IV - Nome do recolhedor: informar o nome completo do recolhedor, sem abreviações.


V - Identificador: informar o identificador compatível com a natureza do recolhimento, assinalando à direita o tipo respectivo (CPF, ou CNPJ, ou NB - número do benefício, etc).


VI - Competência: informar a competência (mês e ano) correspondente ao recolhimento, no formato mm/aaaa.


VII - Data de Vencimento: informar a data de vencimento da GRU, no formato dd/mm/aaaa.


VIII -Valor Principal: informar o valor principal do recolhimento.


IX - Juros / Multa: informar o valor dos acréscimos, se necessário.


X - Desconto / Abatimento: informar o valor das deduções, se necessário.


XI - Valor Total: importância a ser recolhida, resultante da operação dos valores, devendo ser obtida por meio da tecla "Obter valor total".


XII - Alterar valores: tecla utilizada para modificar os valores informados.


XIII- Observações Gerais: indicar, de forma sucinta, elementos complementares para a identificação do recolhimento, tais como número da PCDP, na devolução de diárias, número da PCS, na devolução do saldo de suprimento de fundos, número do processo, etc.


XIV - Tipo de Relatório: selecionar o tipo de arquivo a ser gerado na emissão do boleto.


XV - Emitir GRU: tecla utilizada para gerar a emissão do boleto.


XVI - Limpar: tecla utilizada para suprimir todas as informações fornecidas para a emissão do boleto, exceto o código de recolhimento e a unidade gestora.


XVII - Cancelar: tecla utilizada para retornar à tela anterior à emissão da GRU.

Voltar ao topo

Cadastros



Cadastro de Códigos de Recolhimento



Introdução ao módulo Cadastro/Código de recolhimento (pesquisa, inclusão, alteração, exclusão e parametrização de códigos de recolhimento)


Este módulo permite pesquisar, incluir, alterar, excluir e parametrizar códigos de recolhimento.


Pesquisando,incluindo,alterando,excluindo e parametrizando códigos de recolhimento


I - Código de recolhimento: selecionar o código de recolhimento a ser pesquisado, ou permitir a opção TODAS, para que a busca alcance a totalidade dos códigos de recolhimento.


II - Termo da Descrição: informar o termo da descrição (título), ou parte do termo de descrição, do código de recolhimento a ser pesquisado.


III - Unidade Gestora: selecionar a unidade gestora vinculada ao(s) código(s) de recolhimento a ser(em) pesquisado(s), ou permitir a opção TODAS, para que a busca alcance a totalidade das UG que possuem vinculação com códigos de recolhimento.


IV - Sistema de Origem: selecionar o sistema de origem vinculado ao(s) código(s) de recolhimento a ser(em) pesquisado(s), ou permitir a opção TODAS, para que a busca alcance a totalidade dos sistemas de origem que possuem vinculação com códigos de recolhimento.


V -Tecla Pesquisar: acionada para desencadear a pesquisa dos códigos de recolhimento. Imediatamente o aplicativo exibe a tabela com até 10 (dez) códigos de recolhimento. Caso a quantidade de códigos ultrapasse esse número, o aplicativo disponibiliza outras páginas, tantas quantas forem necessárias. O aplicativo também pode filtrar os códigos a serem exibidos, em função do preenchimento dos campos Código de recolhimento, Termo da Descrição, Unidade Gestora e Sistema de Origem.

A tabela é composta de 10 (dez) linhas e 05 (cinco) colunas. Cada linha abriga um código de recolhimento. As colunas, da esquerda para a direita, têm a seguinte finalidade:


1 - A primeira destina-se a selecionarmos o código de recolhimento que será alterado, excluído ou parametrizado.

2 - A segunda (Código) exibe a representação numérica do código de recolhimento.

3 - A terceira (Descrição) exibe o Termo da Descrição do código de recolhimento.

4 - A quarta (Sistema de Origem) exibe o sistema de origem vinculado ao código de recolhimento. Caso não haja vinculação, o campo permanece em branco.

5 - A quinta (Internet) indica se o código de recolhimento está disponível ou não para a geração de boletos na Internet. Caso esteja assinalado, significa que é permitida a geração de boletos na Internet com aquele código. Caso não esteja assinalado, a emissão do boleto com o código somente é permitida na Intranet.


VI - Os links Primeira Anterior 1 2 3 Próxima e Última possibilitam a navegação nas páginas disponíveis para pesquisa.


VII - Tecla Incluir: destina-se à inclusão de novo código de recolhimento. Acionando-a, o aplicativo exibe nova página com os seguintes campos e funcionalidades, a serem utilizados conforme descrito:


1 - Código de recolhimento: informar a representação numérica do código de recolhimento, composta por 06 (seis) algarismos, sendo o último um dígito verificador. Vale ressaltar que o código deve estar previamente cadastrado no SIAFI, por meio de solicitação efetuada à STN pela CGOFC/CCONT/INSS.

2 - Descrição: informar o termo da descrição (título) do código de recolhimento a ser incluído.

3 - Sistema de Origem: selecionar o sistema de origem que deverá ser vinculado ao código de recolhimento, ou permitir a opção "em branco", caso o novo código não deva estar vinculado a sistema de origem.

4 - Internet: assinalar o campo se o código de recolhimento deve estar disponível para a geração de boletos na Internet. Caso não seja assinalado, o código só estará disponível para a geração de boletos apenas na Intranet.

5 - Convênio: informar o número do convênio atribuído pelo Banco do Brasil S/A, lembrando que cada convênio só pode estar vinculado a 01 (um) código de recolhimento.

6 - Função: descrever de forma clara e objetiva a finalidade a que se destina o código de recolhimento.

7 - Tecla Confirmar: efetua a inclusão do código de recolhimento.

8 - Tecla Cancelar: retorna à página anterior sem realizar a inclusão.

9 - Caso ocorra a confirmação, o aplicativo informa que a inclusão foi realizada com sucesso e exibe a tecla Voltar, cujo acionamento provoca o retorno à tela com as opções Pesquisar, Incluir, Alterar, Excluir e Parametrizar.


VIII -Tecla Alterar: destina-se à alteração de código de recolhimento, devendo o mesmo ser previamente selecionado por meio da funcionalidade existente na primeira coluna da página da pesquisa (vide item V.1). Acionando-a, o aplicativo exibe nova página com os seguintes campos e funcionalidades, a serem utilizados conforme descrito:


1 - Código de recolhimento: vem preenchido automaticamente, conforme código de recolhimento previamente selecionado.

2 - Descrição: alterar o termo da descrição (título) do código de recolhimento.

3 - Sistema de Origem: alterar ou incluir o sistema de origem que deverá ser vinculado ao código de recolhimento, ou manter a opção "em branco", caso o código não deva estar vinculado a sistema de origem.

4 - Internet: alterar a opção relativa à disponibilidade do código de recolhimento para a geração de boletos na Internet.

5 - Convênio: alterar o número do convênio atribuído pelo Banco do Brasil S/A , lembrando que cada convênio só pode estar vinculado a 01 (um) código de recolhimento.

6 - Função: alterar a finalidade a que se destina o código de recolhimento.

7 - Tecla Confirmar: efetua a alteração do código de recolhimento.

8 - Tecla Cancelar: retorna à página anterior sem realizar a alteração.

9 - Caso ocorra a confirmação, o aplicativo informa que a alteração foi realizada com sucesso e exibe a tecla Voltar, cujo acionamento provoca o retorno à tela com as opções Pesquisar, Incluir, Alterar, Excluir e Parametrizar.


IX - Tecla Excluir: destina-se à exclusão de código de recolhimento, devendo o mesmo ser previamente selecionado por meio da funcionalidade existente na primeira coluna da página da pesquisa (vide item V.1). Acionando-a, o aplicativo pode exibir 02 (dois) tipos de tela, diferenciadas em função de existir ou não GRU emitida para aquele código em processo de exclusão, apresentando as seguintes características e funcionalidades:


1 - Caso se trate de código de recolhimento com GRU já emitida, o aplicativo exibe página com as informações relativas ao código selecionado (Código de Recolhimento, Descrição, Sistema de Origem, Internet, Convênio e Função) seguidas do campo Motivo, de preenchimento obrigatório, no qual será indicada a justificativa da exclusão. Neste caso temos a exclusão LÓGICA do código, pois os registros decorrentes da sua utilização serão preservados, até que sofram uma rotina de expurgo.

2 - Caso se trate de código de recolhimento sem GRU emitida, o aplicativo exibe página com as informações relativas ao código selecionado (Código de Recolhimento, Descrição, Sistema de Origem, Internet, Convênio e Função), sem apresentar o campo Motivo. Neste caso temos a exclusão FÍSICA do código, não restando nenhum registro sobre a sua utilização.

3 - Em ambos os casos o aplicativo exibe a pergunta: Confirma a exclusão do registro?

4 - Tecla Cancelar: retorna à página anterior sem realizar a exclusão do código.

5 - Tecla Confirmar: efetua a exclusão do código de recolhimento.

6 - Caso ocorra a confirmação, o aplicativo informa que a exclusão foi realizada com sucesso e exibe a tecla Voltar, cujo acionamento provoca o retorno à tela com as opções Pesquisar, Incluir, Alterar, Excluir e Parametrizar.


X - Tecla Parametrizar: destina-se à parametrização do código de recolhimento, devendo o mesmo ser previamente selecionado por meio da funcionalidade existente na primeira coluna da página da pesquisa (vide item V.1). A parametrização consiste em estabelecer regras para a utilização do código de recolhimento, que condicionarão o processo de geração do boleto. Acionando a tecla Parametrizar, o aplicativo exibe nova página com os seguintes campos e funcionalidades, a serem utilizados conforme descrito:


1 - A tela exibe primeiramente a representação numérica do código de recolhimento que foi selecionado para a parametrização.

2 - Recuperar parametrização de outro código de recolhimento: selecionar código de recolhimento cuja parametrização seja semelhante a que pretendemos realizar no código a ser parametrizado. As características da parametrização do código recuperado serão copiadas para o código a ser parametrizado.

3 - Tecla OK: recupera a parametrização do código selecionado.

4 - Nome do recolhedor: desabilitado e automaticamente assinalado como Obrigatório e Editável, ou seja, no processo de geração do boleto, o campo Nome do recolhedor deverá obrigatoriamente estar preenchido, e o usuário poderá inserir (editar) caracteres nesse campo.

5 - Identificador: desabilitado e automaticamente assinalado como Obrigatório e Editável, ou seja, no processo de geração do boleto, o campo Identificador deverá obrigatoriamente estar preenchido, e o usuário poderá inserir (editar) caracteres nesse campo.

5.1 - Tipos de Identificador: assinalar o tipo de identificador do recolhimento (CPF, CNPJ, NB, Número de Referência e NIT).

6 - Competência: não vem automaticamente assinalado, permitindo que o parametrizador decida se o preenchimento do campo será obrigatório e se o campo será editável no processo de geração do boleto.

6.1 - Anterior, Atual e Posterior: informar o(s) tipo(s) de competência permitido(s) no processo de geração do boleto.

7 - Data de vencimento: vem automaticamente assinalado como não Editável (desabilitado), ou seja, no processo de geração do boleto o usuário não poderá inserir (editar) caracteres nesse campo, mas permite que o parametrizador decida se a informação no campo será obrigatória ou não.

7.1 - Selecione o modo de cálculo: permite que estabeleçamos dois critérios para a data do vencimento na geração do boleto - Dias após a data de emissão e Dia do mês. Isto é, podemos informar que o vencimento se dará determinada quantidade de dias após a data de emissão do boleto, devendo, para tanto, escrever a quantidade de dias no campo "em branco" à direita. Ou podemos informar o dia do mês para vencimento do boleto, utilizando também o campo "em branco" à direita.

8 - Valor Principal: desabilitado e automaticamente assinalado como Obrigatório e Editável, ou seja, no processo de geração do boleto, o campo Valor Principal deverá obrigatoriamente estar preenchido, e o usuário poderá inserir (editar) caracteres nesse campo.

9 - Desconto / Abatimento: não vem automaticamente assinalado, permitindo que o parametrizador decida se o preenchimento do campo será obrigatório e se o campo será editável no processo de geração do boleto.

10 - Outras deduções: não vem automaticamente assinalado, permitindo que o parametrizador decida se o preenchimento do campo será obrigatório e se o campo será editável no processo de geração do boleto.

11 - Juros / Multa: não vem automaticamente assinalado, permitindo que o parametrizador decida se o preenchimento do campo será obrigatório e se o campo será editável no processo de geração do boleto.

12 - Outros Acréscimos: não vem automaticamente assinalado, permitindo que o parametrizador decida se o preenchimento do campo será obrigatório e se o campo será editável no processo de geração do boleto.

13 - Valor Total: desabilitado e automaticamente assinalado como Obrigatório e não Editável, ou seja, no processo de geração do boleto, o campo Valor Total deverá obrigatoriamente estar preenchido, mas o usuário não poderá inserir (editar) caracteres nesse campo.

13.1 - Valor mínimo: informar o valor mínimo permitido no processo de geração do boleto. Conforme regra de negócio previamente estabelecida, o aplicativo não permite que seja parametrizado valor inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais).

14 - Instruções: desabilitado e automaticamente assinalado como Obrigatório e não Editável, ou seja, no processo de geração do boleto, o campo Instruções obrigatoriamente será exibido, mas o usuário não poderá inserir (editar) caracteres nesse campo.

14.1 - Exibir as instruções: assinalar as instruções de pagamento que serão exibidas no boleto (Não receber após a data de vencimento, Após a data de vencimento pagar somente nas agências do Banco do Brasil e não incidir acréscimos, Sr. Caixa: não receber pagamento em cheque e campo "em branco", para inserir outra instruçã a ser exibida no boleto).

14.2 - Imprimir os campos: assinalar as opções Código recolhimento e UG - descrição, para que tais informações sejam exibidas no boleto.

15 - Sacado / Recolhedor: desabilitado e automaticamente assinalado como Obrigatório e não Editável, ou seja, no processo de geração do boleto, o campo Sacado / Recolhedor obrigatoriamente será exibido, mas o usuário não poderá inserir (editar) caracteres nesse campo.

15.1 - Imprimir os campos: desabilitado e assinalado automaticamente, demonstrando que as informações Nome do recolhedor e Identificador do Recolhedor serão obrigatoriamente exibidas no boleto.

16 - Observações gerais: vem automaticamente assinalado como Editável (desabilitado), ou seja, no processo de geração do boleto o usuário poderá inserir (editar) caracteres nesse campo, mas permite que o parametrizador decida se a informação no campo será obrigatória ou não.

17 - Tecla Confirmar: efetua a parametrização do código de recolhimento.

18 - Tecla Cancelar: retorna à página anterior sem realizar a parametrização.

19 - Caso ocorra a confirmação, o aplicativo informa que a parametrização foi realizada com sucesso e exibe a tecla Voltar, cujo acionamento provoca o retorno à tela com as opções Pesquisar, Incluir, Alterar, Excluir e Parametrizar.

Voltar ao topo



Cadastro de Sistema de Origem



Introdução ao módulo Cadastro/Sistema de origem (pesquisa, incluão, alteração e excluão de sistema de origem)


Este módulo permite pesquisar, incluir, alterar e excluir sistemas de origem.


Pesquisando,incluindo,alterando e excluindo sistemas de origem


I - Código: informar o código numérico atribuído ao sistema de origem a ser pesquisado, ou deixar o campo "em branco" para que a busca alcance a totalidade dos sistemas de origem.


II - Nome: informar o nome, ou parte do nome, do sistema de origem a ser pesquisado, ou deixar o campo "em branco" para que a busca alcance a totalidade dos sistemas de origem.


III - Tecla Pesquisar: acionada para desencadear a pesquisa dos sistemas de origem. Imediatamente o aplicativo exibe a tabela com todos os sistemas de origem já cadastrados, ou apenas aquele (s) filtrado (s) em função do preenchimento dos campos Código e Nome.

A tabela é composta de 04 (quatro) colunas. As colunas, da esquerda para a direita, têm a seguinte finalidade:

1 - A primeira destina-se a selecionarmos o sistema de origem que será alterado ou excluído.

2 - A segunda (Código) exibe o código numérico atribuído ao sistema de origem.

3 - A terceira (Sigla) exibe a sigla atribuída pelo cadastrador ao sistema de origem no momento da inclusão.

4 - A quarta (Nome) exibe a descrição atribuída pelo cadastrador ao sistema de origem no momento da inclusão.


IV - Tecla Incluir: destina-se à inclusão de novo sistema de origem. Acionando-a, o aplicativo exibe nova página com os seguintes campos e funcionalidades, a serem utilizados conforme descrito:

1 - Sigla: informar a sigla que será atribuída ao sistema de origem.

2 - Descrição: informar o nome que será atribuído ao sistema de origem.

3 - Tecla Confirmar: efetua a inclusão do sistema de origem.

4 - Tecla Cancelar: retorna à página anterior sem realizar a inclusão.

5 - Caso ocorra a confirmação, o aplicativo informa que a inclusão foi realizada com sucesso e exibe a tecla Voltar, cujo acionamento provoca o retorno à tela com as opções Pesquisar, Incluir, Alterar e Excluir.


V -Tecla Alterar: destina-se à alteração do sistema de origem, devendo o mesmo ser previamente selecionado por meio da funcionalidade existente na primeira coluna da página da pesquisa (vide item III.1). Acionando-a, o aplicativo exibe nova página com os seguintes campos e funcionalidades, a serem utilizados conforme descrito:

1 - Sigla: alterar a sigla do sistema de origem.

2 - Descrição: alterar o nome do sistema de origem.

3 - Tecla Confirmar: efetua a alteração do sistema de origem.

4 - Tecla Cancelar: retorna à página anterior sem realizar a alteração.

5 - Caso ocorra a confirmação, o aplicativo informa que a alteração foi realizada com sucesso e exibe a tecla Voltar, cujo acionamento provoca o retorno à tela com as opções Pesquisar, Incluir, Alterar e Excluir.


VI - Tecla Excluir: destina-se à exclusão do sistema de origem, devendo o mesmo ser previamente selecionado por meio da funcionalidade existente na primeira coluna da página da pesquisa (vide item III.1). Acionando-a, o aplicativo exibe nova página com os seguintes campos e funcionalidades, a serem utilizados conforme descrito:

1 - O aplicativo exibe o campo Dados do Sistema Origem, com as informações Código e Nome do sistema de origem, para fins de conferência do sistema selecionado.

2 - O aplicativo exibe a pergunta: Confirma a exclusão do registro?

3 - Tecla Confirmar: efetua a exclusão do sistema de origem.

4 - Tecla Não Confirmar: retorna à página anterior sem realizar a exclusão.

5 - Caso ocorra a confirmação, o aplicativo informa que a exclusão foi realizada com sucesso e exibe a tecla Voltar, cujo acionamento provoca o retorno à tela com as opções Pesquisar, Incluir, Alterar e Excluir.

Voltar ao topo



Cadastro de Convenios



Introdução ao módulo Cadastro/Convenio (pesquisa convenios de código de recolhimento a unidades gestoras)


Este módulo permite pesquisar a vinculação de código de recolhimento a unidades gestoras, bem como efetuar a vinculação ou desvinculação de código de recolhimento a unidades gestoras.


Pesquisando, vinculando e desvinculando código de recolhimento a unidades gestoras


I - Código Recolhimento: conforme indicado pelo aplicativo, selecionar o código de recolhimento cuja vinculação será pesquisada, ou que será vinculado ou desvinculado a unidades gestoras.


II - Tecla Pesquisar: acionada para desencadear a pesquisa das unidades gestoras vinculadas ao código de recolhimento previamente selecionado. A tabela exibe todas as unidades gestoras do INSS passíveis de vinculação a código de recolhimento.

A tabela é composta de 03 (três) colunas. As colunas, da esquerda para a direita, têm a seguinte finalidade:

1- A primeira destina-se a selecionarmos a(s) unidade(s) gestora(s) que serão vinculadas ou desvinculadas ao código de recolhimento. O primeiro campo de seleção, sob a inscrição "Marcar Desmarcar Todas", permite que vinculemos ou desvinculemos todas as unidades gestoras ao código de recolhimento.

2 - A segunda (Unidade Gestora) exibe o código numérico atribuído a cada unidade gestora.

3 - A terceira (Nome) exibe o nome atribuído a cada unidade gestora do INSS passível de vinculação ou desvinculação a códigos de recolhimento.


III - Tecla Confirmar: efetua a vinculação ou desvinculação do código de recolhimento à(s) unidade(s) gestora(s) selecionada(s). Na mesma tela, o aplicativo exibe mensagem informando que o código de recolhimento foi vinculado com sucesso.


IV - Tecla Cancelar: retorna à página anterior sem realizar a vinculação.

Voltar ao topo



Consultas



Consulta Sumarizada



Introdução ao módulo Consultas/Consulta Sumarizada


Este módulo permite efetuar a consulta das GRU emitidas, pagas e não pagas em determinado período, utilizando os critérios código de recolhimento, unidade gestora e sistema de origem.


Consultando GRU emitidas, pagas e não pagas


I - Agrupar consulta por: seleciona o primeiro critério de pesquisa cruzada a ser utilizado, assinalando-se as opções código de recolhimento, ou unidade gestora, ou sistema de origem.


II - Tecla OK: o aplicativo desencadeia a seleção do primeiro critério da pesquisa cruzada, exibindo no campo abaixo e à esquerda (Selecione itens na lista abaixo), a relação de todos os itens da opção escolhida, ou seja, todos os códigos de recolhimento, ou todas as unidades gestoras, ou todos os sistemas de origem, habilitando também uma barra de rolagem para a busca e seleção de um ou mais itens.


III - Tecla Adicionar: seleciona um dos itens da relação de códigos de recolhimento, unidades gestoras ou sistemas de origem, que deve ser previamente marcado utilizando-se a barra de rolagem. O item selecionado é exibido no campo à direita (Itens selecionados).


IV - Tecla Remover: remove o item selecionado anteriormente. O item retorna ao campo à esquerda (Agrupar consulta por), na mesma ordem que ocupava originalmente.


V - Tecla Adicionar todos: seleciona todos os itens da relação de códigos de recolhimento, unidades gestoras ou sistemas de origem. Todos os itens selecionados são exibidos no campo à direita (Itens selecionados).


VI - Tecla Remover todos: remove da seleção todos os itens da relação de códigos de recolhimento, unidades gestoras ou sistemas de origem. Toda a relação retorna ao campo à esquerda (Agrupar consulta por).

1 - Observação importante sobre a funcionalidade: enquanto o primeiro critério de pesquisa não é definido, por meio das teclas Adicionar ou Adicionar todos, os campos de seleção do segundo critério (código de recolhimento, ou unidade gestora, ou sistema de origem) permanecem desabilitados para o usuário. Além disto, após definirmos o primeiro critério, o aplicativo desabilita o campo do segundo critério idêntico ao primeiro, impedindo a sua utilização.


VII - Listar consulta por: seleciona o segundo critério de pesquisa cruzada a ser utilizado, assinalando-se as opções código de recolhimento, ou unidade gestora, ou sistema de origem. Por se tratar de pesquisa cruzada, o segundo critério selecionado não pode ser idêntico ao primeiro.


VIII -Tecla OK: o aplicativo desencadeia a seleção do segundo critério da pesquisa cruzada, exibindo no campo abaixo e à esquerda (Selecione itens na lista abaixo), a relação de todos os itens da opção escolhida, ou seja, todos os códigos de recolhimento, ou todas as unidades gestoras, ou todos os sistemas de origem passíveis de relação com os itens selecionados no primeiro critério, habilitando também uma barra de rolagem para a busca e seleção de um ou mais itens.


IX - Tecla Adicionar: seleciona um dos itens da relação de códigos de recolhimento, unidades gestoras ou sistemas de origem, que deve ser previamente marcado utilizando-se a barra de rolagem. O item selecionado é exibido no campo à direita (Itens selecionados)


X - Tecla Remover: remove o item selecionado anteriormente. O item retorna ao campo à esquerda (Listar consulta por), na mesma ordem que ocupava originalmente.



XI - Tecla Adicionar todos: seleciona todos os itens da relação de códigos de recolhimento, unidades gestoras ou sistemas de origem. Todos os itens selecionados são exibidos no campo à direita (Itens selecionados).


XII - Tecla Remover todos: remove da seleção todos os itens da relação de códigos de recolhimento, unidades gestoras ou sistemas de origem. Toda a relação retorna ao campo à esquerda (Listar consulta por).


XIII - Período (MM/AAAA): informar o período a ser pesquisado. Conforme regra de negócio previamente estabelecida, o intervalo para pesquisa não pode ser superior a 12 meses. Caso o usuário tente realizá-la, o aplicativo exibe a mensagem "O intervalo para pesquisa não pode ser maior do que 12 meses".


XIV - Tecla Pesquisar: desencadeia a pesquisa das GRU cruzando as informações dos dois critérios selecionados anteriormente, dentro do período solicitado. Caso não existam documentos para os filtros estabelecidos, o aplicativo exibe a mensagem "Nenhuma GRU encontrada".

A tabela exibida em seguida apresenta as seguintes informações e funcionalidades, da esquerda para a direita:

1 - A primeira coluna refere-se ao primeiro critério estabelecido para pesquisa (código de recolhimento, ou unidade gestora, ou sistema de origem).

2 - A segunda coluna refere-se ao segundo critério estabelecido para pesquisa (código de recolhimento, ou unidade gestora, ou sistema de origem), sempre diferente do anterior.

3 - A cada finalização de informações cruzadas, o aplicativo informa na linha "Total" o valor total de GRU para aquela combinação.

4 - As colunas seguintes referem-se a cada competência (mês e ano) abrangida pelo período de pesquisa escolhido. Estas colunas estão subdivididas em 03 (três) outras colunas, denominadas "Emitida, Paga e Não paga" .

5 - A coluna "Emitida" apresenta o valor total das GRU emitidas para os dois critérios de pesquisa escolhidos, dentro daquela competência. Este campo com o valor é um link para a pesquisa de todas as GRU emitidas segundo os critérios escolhidos, naquela competência.

6 - A coluna "Paga" apresenta o valor total das GRU pagas para os dois critérios de pesquisa escolhidos, dentro daquela competência. Este campo com o valor é um link para a pesquisa de todas as GRU pagas segundo os critérios escolhidos, naquela competência.

7 - A coluna "Não paga" apresenta o valor total das GRU não pagas para os dois critérios de pesquisa escolhidos, dentro daquela competência. Este campo com o valor é um link para a pesquisa de todas as GRU não pagas segundo os critérios escolhidos, naquela competência.

8 - Após acionarmos a tecla Pesquisar, o aplicativo possibilita também a geração de relatórios em Excel, PDF e HTML, por meio das teclas (ícones) existentes acima da tabela ora descrita.


XV - Ao clicarmos no link (valor) das colunas "Emitida, Paga e "Não paga", conforme referido acima, o aplicativo exibe a tela "Consulta Lista GRU", com as seguintes informações e funcionalidades:


1 - O primeiro campo refere-se a informações do primeiro critério estabelecido para a pesquisa cruzada, isto é, código de recolhimento, ou unidade gestora, ou sistema de origem.

2 - O segundo campo refere-se a informações do segundo critério estabelecido para a pesquisa cruzada, isto é, código de recolhimento, ou unidade gestora, ou sistema de origem.

3 - O terceiro campo (Período) demonstra a competência que está sendo detalhada, mês e ano, no formato MM/AAAA.

4 - O quarto campo (GRU Cobrança) demonstra a situação das GRU que estão sendo listadas, isto é, GRU Emitida, ou Paga, ou Não paga.


5 - Mais abaixo, o aplicativo relaciona todas as GRU do filtro escolhido (critérios de pesquisa, período e situação da GRU). A tabela é composta de 06 (seis) colunas e cada linha corresponde a 01 (uma) GRU. A última linha totaliza a quantidade de boletos emitidos e o valor. A tabela exibe as seguintes informações e funcionalidades:


5.1 - A primeira coluna (Dt. Emissão) exibe a data de emissão da GRU.

5.2 - A segunda coluna (Nosso Número) exibe o número que identifica o boleto e que é o link para detalharmos a GRU.

5.3 - A terceira coluna (Nome Recolhedor) exibe o termo que denomina o recolhedor.

5.4 - A quarta coluna (Identificador) informa o identificador da GRU (CPF, CNPJ, NB, etc).

5.5 - A quinta coluna (Valor do Documento) indica o valor principal da GRU.

5.6 - A sexta coluna (Valor Cobrado) informa o valor total da GRU, computados os descontos e acréscimos porventura existentes.

5.7 - Última linha (Total): totaliza a quantidade de boletos listados, valor do documento e valor cobrado.


XVI - Tecla Voltar: retorna à tela anterior.


XVII - Consulta Detalhe GRU: caso acionemos o link existente na segunda coluna da lista de GRU (Nosso Número), o aplicativo detalha a GRU emitida.


1 - O primeiro campo informa a situação da GRU detalhada (GRU Cobrança Emitida, Não Paga ou Paga).

2 - O segundo campo (Dados do Boleto) fornece as diversas informações sobre a GRU, ou seja: Cedente (INSS), Código Recolhimento, Unidade Gestora (UG favorecida), Recolhedor (nome do recolhedor), Identificador (CPF, CNPJ, NB, etc), Nosso Número (número que identifica o boleto), Competência, Data de Vencimento, Data do Documento (data de emissão da GRU), Valor do Documento (valor principal da GRU), Valor de Desconto, Valor Outras Deduções, Valor Outros Acréscimos, Valor Juros / Multa, Valor Cobrado (total da GRU) e Observações Gerais.

3 - Caso a GRU esteja na situação PAGA, a página do detalhamento exibira no rodapé os seguintes campos com as informações relativas ao pagamento: Banco, Agência, Data do Pagamento e Valor do Pagamento.


XVIII - Tecla Voltar: retorna à tela anterior.

Voltar ao topo
Desenvolvido pela Dataprev
Saltar para o Início [1] Saltar para o Menu [2]
Saltar para o conteúdo [3]
Versão 2.0.4 11/04/2017-12:55